Basquetebol

Basquetebol

Blogues de basquetebol conimbricenses (ativos)

Blogues de basquetebol conimbricenses (desativados)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Baptismo de fogo!

estreia do OLIVAIS COIMBRA na EUROCUP WOMEN 2009

Perante mais de 250 espectadores entusiastas (que até resistiram estoicamente à tentação de ver um jogo de ... na televisão) a equipa do Olivais Coimbra entrou nas competições europeias com uma derrota esperada perante uma das melhores formações que competem na EUROCUP e que está neste momento em primeiro lugar no campeonato francês, o TARBES GB. A derrota por 59-102 espelha bem a diferença entre os campeonatos francês e português. Contudo, ter marcado 59 perante uma equipa deste nível mostra que a nossa equipa tem potencial. Precisa de muitos mais jogos como este para evoluir. Se mantivermos o ritmo de trabalho que se iniciou o ano passado com esta equipa, daqui a algum tempo poderemos obter muito melhores resultados e, quem sabe, passar à fase seguinte da competição (o que nunca aconteceu com qualquer equipa portuguesa).



No jogo, Ambrosia Anderson foi a olivanense que mais pontos marcou, 24, tantos quanto a melhor marcadora da equipa francesa, Isabelle Yacoubou-Dehoui. Ambrosia ganhou ainda 10 ressaltos (a melhor ressaltadora do encontro) fez 2 assistências e um desarme de lançamento. Ana Sofia Santos e Ana Fonseca marcaram cada uma 11 pontos, fizeram 2 assistências e roubaram 1 bola cada. Sónia Guilherme enfiou dois triplos e ganhou 2 ressaltos, enquanto que Catarina Rodrigues marcou 5 pontos, ganhou um ressalto e roubou uma bola nos 20m em que jogou. As bases Michelle Brandão e Filipa Freitas fizeram em conjunto 5 assistências e 4 roubos de bola. Aja Parham não pode jogar devido a lesão.



No total, a nossa equipa fez 11 assistências contra 19 da equipa francesa, perdeu 14 vezes a bola tal como a equipa francesa, roubou 7 vezes a bola contra apenas 4 roubos da equipa francesa e fez um desarme de lançamento contra 2 da equipa francesa; aqui não há grande diferença, mas na percentagem de lançamentos curtos convertidos (37 contra 71%), de lançamentos longos convertidos (41 contra 50%) e de lances livres convertidos (44 contra 67%) já há uma diferença assinalável. Como declarou no fim do jogo o treinador José Miguel Araújo, "temos uma equipa jovem e estamos realmente entusiasmados por participar nesta competição; estou certo que melhoraremos nos próximos encontros."