Basquetebol

Basquetebol

Blogues de basquetebol conimbricenses (ativos)

Blogues de basquetebol conimbricenses (desativados)

terça-feira, 9 de junho de 2009

Fernando Sousa na selecção nacional


Equipa técnica já definiu 1ª convocatória
Seniores Masculinos começam dia 21 de Junho

Terminadas as emoções do Campeonato aproximam-se os dias de quinas ao peito para os jogadores portugueses. Moncho Lopez e a sua equipa técnica têm praticamente definidos todos os detalhes do trabalho de preparação para a Fase Adicional de Qualificação do Campeonato da Europa.
Objectivo: Conquistar o último lugar na Fase Final!.

No próximo dia 21 de Junho, 14 jogadores concentrar-se-ão e começarão o primeiro estágio de observação que decorrerá no Luso. Nesta primeira fase ainda não está a maioria dos jogadores que jogaram a final do playoff que só serão chamados na segunda semana. O estágio no Luso terminará no dia 8 de Julho com o primeiro jogo de preparação da época, frente à Finlândia.


1ª fase do Estágio - 21 a 27 de Junho - LUSO


Para esta acção estão convocados os seguintes atletas:


Filipe da Silva - Evreux
João Figueiredo - FC Porto
João Reveles - Vagos
José Costa - Ginásio Fig.
Carlos Andrade - Bruesa (ESP)
Fábio Lima - Mérida (ESP)
Jaime Silva - Vigo (ESP)
João Gomes - Breogan (ESP)
Paulo Cunha - FC Porto
Fernando Sousa - Academica
Jorge Coelho - Gijón (ESP)
Manuel Sicó - FC Barreirense
Mário Gonçalves - CAB Madeira
David Gomes - CAB Madeira

Para Moncho Lopez, nesta primeira fase de treinos, “o objectivo mais imediato é consolidar a base táctica que a equipa já tem assimilado desde o verão passado. Nesta primeira lista há um conjunto de atletas do núcleo duro da equipa que nos ajudarão a reintegrar elementos chave, como Filipe da Silva, João Gomes ou João Figueiredo, que por diferentes motivos não puderam participar na fase de apuramento que disputámos em Setembro de 2008. Trata-se portanto de relembrar conceitos tácticos com os jogadores que já trabalharam no ano passado e inserir os novos jogadores no estilo de jogo que a equipa já interiorizou.”

Um segundo factor referido por Moncho Lopez é o alargar do número de postes disponíveis. Segundo o seleccionador português “no verão passado a nossa estrutura de homens altos foi muito debilitada por diferentes motivos, desde a renúncia de Francisco Jordão às lesões de Nuno Marçal e Jorge Coelho. Isto criou-nos muitas dificuldades para manter um nível físico capaz de competir com as selecções rivais que, habitualmente, já têm índices superiores. É por isto que queremos, neste estágio, tomar contacto com o maior número possível de jogadores interiores com potencial para aspirarem a uma integração na Lista definitiva. O bom trabalho queo técnico João Freitas realizou esta temporada leva-nos a acreditar que os jogadores do CAB Madeira David Gomes e Mário Gonçalves podem adaptar-se às nossas necessidades técnicas e táticas. Por esse motivo estão incorporados no nosso grupo de trabalho de forma a podermos observá-los e desafiá-los a prepararem-se para ajudar Portugal na sua luta pelo último lugar disponível no Euro 2009." Moncho tem ainda uma palavra para a presença de um dos jogadores interiores mais promissores do panorama basquetebolístico nacional, Manuel Sicó, que inclusive já trabalhou com a selecção principal no inicio da preparação do passado Verão. Finalmente, o seleccionador nacional refere terceiro, mas importante, objectivo: o projecto de renovação da Selecção Nacional Sénior dando continuidade ao trabalho de formação da Selecção de Sub 20.

Moncho revela que na lista alargada estão inscritos diversos jogadores pertencentes à selecção de Sub 20 que, no passado Verão, trabalharam sob as ordens de Orlando Simões. “Por direito próprio, o já mencionado Manuel Sicó e o extremo Fábio Lima participarão nesta primeira fase para se poderem mostrar e, quiçá, conquistar um posto na lista final de 12 jogadores que disputarão o apuramento em Agosto. Independentemente, de entrarem na lista definitiva ou não, decerto cumpriremos o objectivo de dar continuidade ao trabalho dos nossos escalões de formação, tendo em perspectiva a progressiva renovação da Selecção Nacional sénior Masculina."

Terminada esta primeira fase, na concentração do dia 28 de Junho já estarão os jogadores convocados das equipas que disputaram a Final da Liga – Benfica e Ovarense