Pela primeira vez na sua história o Olivais Coimbra ganhou um jogo na fase de grupos das competições europeias. Eis o que outros disseram sobre a vitória do Olivais Coimbra:
"Olivais obtém grande vitória
Posted Sexta-feira,7 Novembro, 2008 by maisbasquetebol
Olivais vence espanholas
O Olivais obteve ontem uma grande vitória ao derrotar as espanholas da Extrugasa por 74-72. Numa partida díficil e equilibrada ao longo do encontro com várias alternâncias no marcador a vitória acabou por sorrir as actuais campeãs nacionais.
Destaque mais uma vez para a grande exibição de Ambrosia Anderson com 28 pontos e 7 ressaltos bem secandada das suas colegas A.Pharam com 21 pontos e 7 ressaltos e de Filipa Freitas com 23 pontos.
Jaklin Zllatanova com 25 pontos e 7 ressaltos foi a que mais se destacou na equipa espanhola."
FPB:
Técnico do Olivais explica vitória sobre Extrugasa
O fabuloso desempenho do Olivais esta quinta-feira na Eurocup Women enche o treinador das campeãs nacionais de orgulho. A equipa superou as espanholas do Extrugasa, em Coimbra, e o técnico José Araújo explica-nos os segredos que estiveram por trás deste fantástico resultado
Uma equipa portuguesa ganhar a uma formação espanhola não acontece todos os dias, muito menos no basquetebol feminino. Só o que Olivais de Coimbra mostrou que nem sempre os favoritos levam a melhor e surpreendeu o Extrugasa (equipa que joga na principal Liga feminina espanhola) nesta terceira jornada da Eurocup Women.
Na ressaca dos festejos, o treinador José Araújo reconhece que o jogo correu de facto muito bem às suas pupilas. “O objectivo da nossa participação nas competições europeias prende-se com a oportunidade de jogar com equipas de nível superior”, começa por contar o técnico. “Com as francesas do Tarbes, as coisas correram mal; no segundo encontro, contra o Pallacanestro Ribera, em Itália, já estivemos melhor e disputámos o jogo, embora tivéssemos acusado alguma falta de consistência. Nesta terceira partida, havia muita vontade de discutir e vencer.”
Mas essa não foi a única razão para o sucesso das campeãs nacionais. “A chave foi um bom espírito de equipa. Não interessa quem marca mais pontos, o importante é dar a bola quem tem vantagem e a quem está a marcar. Por outro lado, estivemos muito bem na defesa. É sempre bom ganhar e penso que é muito positivo marcar 74 pontos contra uma equipa deste nível.”
A participação nesta competição europeia exige mais da equipa, mas o grupo não tem sido muito afectado por lesões. “A Aja Parham está totalmente recuperada da lesão, embora fisicamente não esteja no melhor, pois esteve parada 3 semanas”, refere o treinador.
Canal Rias Baixas:
"O Olivais sorprende a un descoñecido Extrugasa (74-72)
Venres, 07 Novembro 2008
Saltou a sorpresa onte en Coimbra e o Extrugasa perdeu na súa visita á cancha do Olivais. Mal partido das vilagarciáns que non terán moito tempo para recuperarse do cansancio xa que mañá volta a Liga.
Complícase a clasificacón do Extrugasa para a vindeira rolda da Eurocup despois da derrota de onte en Portugal. As vilagarciáns non fixeron un bo partido e caeron con xustiza ante un rival que basou o seu xogo en tres xogadores: Freitas, Parham e Anderson, que fixeron 72 dos 74 puntos do seu equipo. Por parte do extrugasa a búlgara Zlatanova foi a mellor con 25 tantos.
As de Isaac Fernández non estiveron ben, sobre todo na faceta ofensiva; perderon demasiados balóns e fixeron as cousas máis complicadas do que realmente eran. Ademais, a actuación do árbitro nos últimos minutos axudou para que a victoria quedara na casa. Con 74-71 e o crono case a cero, Zlatanova dispuxo de tres tiros libres para levar o encontro á prórroga; errou o primeiro, meteu o segundo e fallou o terceiro a propósito en busca dun rebote, que capturou Sara Gómez pero que despois non fixo canastra.
No outro partido do grupo, o Tarbes gañou con sufrimento na pista do Ribera por 64-65, polo que as francesas quedan primeiras, invictas, e o Extrugasa sumido nun triple empate que lles obriga a vencer na casa ás portuguesas e probablemente tamén ás italianas na súa pista."
ZÉ JOIA DEIXOU-NOS O BASQUETEBOL ESTÁ DE LUTO
-
José Manuel Cruz Jóia era de origem moçambicana, mas adotou a Figueira da
Foz como a sua cidade para viver depois de deixar Moçambique
Desportivamente o ...