Basquetebol

Basquetebol

Blogues de basquetebol conimbricenses (ativos)

Blogues de basquetebol conimbricenses (desativados)

quinta-feira, 5 de março de 2009

A última crónica de Carlos Gonçalves


Boa tarde,

Termino amanhã, quarta-feira dia 4 de Março, a minha colaboração com o Diário de Coimbra. Possíveis novos projectos dentro da modalidade se abrem no meu horizonte e, certamente, seriam incompatíveis com o rigor e isenção que um trabalho destes exige.
Nesse sentido, aproveito para agradecer toda a atenção e disponibilidade com que sempre me recebeu (receberam). Da minha parte, espero ter contribuído para a divulgação e melhoria do nosso basquetebol.
Mais, não pretendia.
Os meus melhores cumprimentos.
Carlos Gonçalves


Segue cópia do texto a publicar amanhã no Diário de Coimbra:

“Chegou ao fim...

No dia 27 de Setembro de 2006 foi publicada a primeira página do “Espaço BasketCoimbra”. Passaram 129 semanas. Só por uma vez e por motivo de doença privei os nossos leitores deste espaço dedicado, exclusivamente, ao basquetebol. De uma forma isenta e diversificada tentei dar a oportunidade a que todos pudessem expor as suas ideias. Tive cerca de cem “MVP”, de várias áreas do basquetebol, desde atletas, treinadores, dirigentes a psicólogos, árbitros e oficiais de mesa. Ficaram algumas entrevistas por fazer e quase todas por modéstia dos visados, casos de Camila Almeida, Quem Gui, Alfredo Robalo, entre outros. Também, ficou por publicar uma grande entrevista com o seleccionador nacional Moncho Lopez. A sua visão do basquetebol nacional, o apoio de Coimbra à selecção ficou, para sempre, dentro de um gravador que, teimosamente, se recusou a deixá-la sair.

Estive com o “Basket Jovem” a acompanhar a nossa formação, com a “Ficha de Jogo” a apresentar as nossas equipas seniores e no “Lance Livre” deixei o meu ponto de vista sobre alguns assuntos da actualidade. Para além, disso acompanhei, com crónicas no jornal, muitos jogos de basquetebol. Tive o privilégio de publicar o título nacional da equipa feminina do Olivais e a sua recente campanha europeia, acompanhei numa primeira fase e depois, já com o Luís Pedro Reis, a subida da Académica à Liga e a sua excelente prestação. Estive com a selecção nacional feminina em Oliveira do Hospital e com a masculina em Coimbra. Tive o privilégio de acompanhar muito de perto a evolução de muitos jovens. Tive a oportunidade de conhecer a realidade do basquetebol do nosso distrito, onde tive sempre as portas abertas, por parte de todos os clubes, associação, federação e outros agentes desportivos. A todos eles o meu obrigado. Agradeço, ainda, ao Diário de Coimbra a possibilidade que me deu de poder fazer este trabalho que tanta satisfação pessoal me deu e ao mesmo tempo dar espaço a uma modalidade que continua a ser uma das que mais pessoas mobiliza no nosso distrito e a nível nacional. Aprendi muito nestes três anos.

Passando transversalmente por algumas frases, tais como “queremos conquistar o entusiasmo à volta do jogo” disse-nos Norberto Alves, primeiro “MVP da semana”, “é importante sentir o carinho de quem está na bancada” (Sónia Guilherme), “a grande evolução tem de ser na mentalidade de cada pessoa” (Isabel Lemos), “Coimbra é um pouco madrasta para apoiar o basquetebol” (Carlos Portugal), “gostava que tivessem compreensão e paciência com os jovens árbitros” (Joaquim Inácio), “gostava que as pessoas se unissem em prol do basquetebol” (Rui Dengucho), “há pessoas de bem a trabalhar bem no basquetebol” (Luís Providência), “trabalhar melhor na formação e dar mais oportunidades aos jovens” (José Costa), “não podemos pensar muito pequeno” (Tiago Órfão), “era importante que as pessoas de qualidade voltassem” (Paulo Santos), “os clubes prestam um papel social inegável” (Adriano Baganha), “quando abordo uma criança nunca lhe pergunto se ganhou” (San Payo Araújo), “aceitem os conselhos dos treinadores e trabalhem com muita dedicação” (José Manuel Almeida), “os nossos atletas têm de sentir que há lugares nas equipas seniores” (Luís Gonçalves) e “o melhor são as amizades” (Maria João Andrade), ficam as ideias daquilo que todos queremos para o nosso basquetebol. Mas muitas outras foram deixadas ao longo deste período e que nos deixam a certeza que o basquetebol está no bom caminho.

Chegou ao fim este “Espaço BasketCoimbra”!

Novos projectos dentro da modalidade se abrem no meu horizonte e, certamente, seriam incompatíveis com o rigor e isenção que um trabalho destes exige.
Por isso, deixo... até um dia!”