Basquetebol

Basquetebol

Blogues de basquetebol conimbricenses (ativos)

Blogues de basquetebol conimbricenses (desativados)

terça-feira, 24 de março de 2009

Vitória do Olivais na Taça de Portugal feminina


Esta vitória representa algo de verdadeiramente notável para a cidade e o distrito. E para o Olivais significa desde já o direito de participar nas competições europeias na próxima época. Haja apoio na cidade para continuar o projecto!...

Uma entrada fulgurante do Olivais Coimbra que chegou ao fim do 1º período a vencer por 23-8 e uma forte reacção do Vagos no 3º período que o levou várias vezes a ficar apenas a 5 pontos de diferença do Olivais Coimbra podem resumir o que se passou nesta Taça de Portugal onde houve excelente basquetebol, emoção a rodos e um justo vencedor, o Olivais Coimbra.




O resultado final, 73-63 determina o vencedor mas não conta toda a história do jogo. Os parciais de 23-8, 20-10, 7-25 e 23-20 já são mais significativos. O 4º período teve emoção a rodos e o Vagos fez uma defesa agressiva que condicionou enormemente o jogo das americanas do Olivais; aí sobressaiu a jovem Michelle Brandão que com os seus 17 anos marcou um triplo logo seguido por mais 2 pontos que acabaram por ser determinantes na fase derradeira da partida. A jovem Michelle Brandão (nº 6) acabou por ser a segunda melhor marcadora da equipa do Olivais Coimbra.

A MVP do jogo foi a brasileira do Vagos Clarissa Santos que marcou 24 pontos, ganhou 16 ressaltos roubou 2 bolas e sofreu 7 faltas. A melhor marcadora do Olivais Coimbra foi a americana Ambrosia Anderson que marcou 26 pontos, ganhou 14 ressaltos e sofreu 5 faltas.
No Olivais Coimbra destacaram-se ainda Michelle Brandão que marcou 18 pontos, ganhou 4 ressaltos, roubou 2 bolas e sofreu 6 faltas. Aja Parham que marcou 17 pontos, ganhou 8 ressaltos e sofreu 8 faltas. Ana Sofia Santos que marcou 9 pontos, ganhou 2 ressaltos e fez 4 assistências. Ana Fonseca foi a única jogadora da equipa do Olivais Coimbra que jogou os 40 minutos, marcou 3 pontos, ganhou 5 ressaltos, fez 2 assistências, sofreu 4 faltas.




FINAL - 22/3/2009:

Sob a arbitragem de Carlos Santos e Ana Miramon as equipas alinharam e marcaram:

Vagos: Ana Nunes (4), Clarisse Santos (24), Ana Teixeira (12), Paula Seabra (4), Fernanda Beling (8), Carla Nascimento (9), Raquel Soares (2).
Treinadores: Nuno Ferreira, João Janeiro.

Olivais Coimbra: Ana Rodrigues, Michelle Brandão (18), Aja Parham (17), Sónia Guilherme, Ambrósia Andersen (26), Ana Santos (9), Ana Fonseca (3), Patrícia Jesus, Susana Silva, Filipa Freitas, Mónica Almeida, Daniela Rodrigues, Ana Castro (cap.).
Treinadores: José Miguel Araújo, João Pedro Gonçalves

Marcha do marcador: 08-23 (primeiro período), 18-43 (intervalo), 43-50 (terceiro período) e 63-73 (resultado final).

"Estamos naturalmente muito satisfeitos com a vitória alcançada. Gostava, contudo, de realçar que esta conquista tem ainda muito mais mérito porque tivemos pela frente um adversário de grande valor", referiu no final da partida o treinador do Olivais, José Araújo (Lusa)



Esta vitória vem premiar a carreira da equipa sénior feminina do Olivais Coimbra que, sob a orientação dos técnicos José Miguel Araújo e João Pedro Gonçalves conseguiu um apuramento inédito para os dezasseis avos de final das competições europeias EUROCUP WOMEN, ganhou este ano a SuperTaça feminina e terminou a fase regular do campeonato da Liga Feminina em primeiro lugar. Apresta-se agora para começar os play offs e o objectivo passou a ser a "dobradinha"!